Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Enfim, paz? O Processo de Paz Colombiano e os Desafios à frente

4 de dezembro de 2015

No dia 04 de Dezembro de 2015, a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) em parceria com o BRICS Policy Center (BPC), realizou o seminário “Enfim, paz? O Processo de Paz Colombiano e os Desafios à frente“. Na platéia, estavam presentes pesquisadores e profissionais da área, bem como estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições.

Ao discutir o processo de paz na Colômbia e os desafios para a implementação das questões acordadas em Havana, o seminário focou nas questões mais críticas que constituem o processo de negociação desde 2012; nos aspectos fundamentais em matéria de transição da justiça; e na desmobilização e reforma do setor de segurança.

O debate acerca da rearticulação do papel das forças armadas e da polícia na Colômbia avançou à luz das iniciativas em curso, a fim de levantar questões sobre os seus impactos, benefícios e limites. Assim, conferiu-se especial atenção para as formas nas quais os países latino-americanos, as organizações regionais, bem como a comunidade internacional podem contribuir para o processo, a fim de garantir um futuro de paz sustentável na Colômbia.

O seminário contou com a participação de ilustres convidados, como a Consul da Noruega, Sissel Hodne Steen; o embaixador brasileiro Clemente Baena Soares, Chefe do Departamento da América do Sul II; Camilo Villa Romero, do Movimento Nacional de Vítimas de Crime de Estado (Movice); Ivan Pinheiro, do Partido Comunista Brasileiro (PCB); e Sergio Guarin, da Fundação Ideias para a Paz (Idepaz); entre outros.

 

Em breve, disponibilizaremos em nosso site e redes sociais entrevistas exclusivas com os palestrantes Camilo Villa Romero (Movice) e Sergio Guarin (Idepaz), além de interessantes resenhas sobre os painéis apresentados.

Clique aqui para conferir o programa completo do evento (disponível apenas em inglês).

Detalhes

Data:
4 de dezembro de 2015
Categoria de Evento:

Local

BRICS Policy Center (antigo)
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Ver site do Local

Outros detalhes