Evento “Os BRICS na África e na América Latina: O que esperar da Cúpula na África do Sul?” Veja os principais pontos levantados em debate com especialistas!

No dia 17/08/2023, o BRICS Policy Center e a Rede Brasileira de Integração dos Povos (REBRIP) realizaram o workshop “Os BRICS na África e na América Latina: o que esperar da cúpula na África do Sul?”
O workshop começou uma mesa sobre “A cúpula dos BRICS na África do Sul” com Lisa Thompson (University of Western Cape), Ana Garcia (PUC-Rio) e Graciela Rodriguez (REBRIP). O debate trouxe uma perspectiva histórica dos BRICS e os principais temas da cúpula, contando com visões da África do Sul e do Brasil.

Logo, workshop se voltou aos debates sobre as pesquisas recentes realizadas pelo BPC. Foi apresentada a pesquisa sobre os “Acordos de investimento e comércio entre os países BRICS e América Latina e Caribe” com Ana Garcia (PUC-Rio), Maria Elena Rodríguez (PUC-Rio), que contou com comentários de Luciana Ghiotto (CLACSO) e Manu Misra (BRICS Policy Center). Depois, foi apresentada e discutida a pesquisa sobre “Investimentos da China na África do Sul e no Brasil: uma análise comparada” com Ana Garcia (PUC-Rio), Maria Elena Rodriguez (PUC-Rio), Lisa Thompson (University of Western Cape), Cleiton Brito (Universidade Federal do Amazonas), com comentários de Adhemar Pinheiro (REBRIP) e Enara Muñoz (BRICS Policy Center).

O workshop foi muito rico e produtivo, com trocas de visões e informações com base em pesquisas empíricas. O dia foi encerrado com uma breve troca sobre as agendas de trabalho entre as organizações.

Confira a gravação do evento em: https://www.youtube.com/watch?v=WX35WAfFH_o