Diálogo sobre investimentos chineses reúne especialistas na Tailândia

A Mott Foundation e a EarthRights International organizaram entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro o “Transcontinental Dialogue on Chinese Investment and Financing in the Global South/Diálogo transcontinental sobre la inversión y el financiamiento de China en el Sur Global”, em Chiang Mai, Tailândia. O BRICS Policy Center esteve presente através da participação da pesquisadora da Plataforma Socioambiental, Prof. Maria Elena Rodriguez. 

O evento reuniu representantes da sociedade civil, academia e governo para tratar de temas como: o processo de reforma econômica da China – a estratégia “Go-out”, sua expansão e presença no estrangeiro; as linhas ambientais e sociais aplicadas pelas empresas chinesas no estrangeiro; o surgimento de ONGS ambientais na China; o surgimento da legislação ambiental na China; entre outros.

A Prof. Maria Elena participou da mesas “As relações bilaterais da China com Brasil, Equador, Argentina e Colômbia”, na qual foram abordados o contexto econômico e político da relação bilateral com a China; o presente e o futuro das relações com a China (analisando acordos, empréstimos e comércio); os novos desafios para a sociedade civil em termos de participação, acesso à informação, impactos ambientais e sociais; e os impactos sociais (coletivos e individuais) que enfrentam as comunidades afetadas pelos projetos. Além disso, Rodriguez apresentou o paper “Financiamento em Energia en Brasil”, de sua autoria, na sessão de “Estudos de caso na América Latina (Parte 1)”.

 

Foto: EarthRights International