BPC sedia reunião entre representantes do Royal British Columbia Museum e do Museu Nacional para discutir os novos horizontes das coleções digitais

No dia 30 de outubro, esteve no Brasil o Sr. Jack Lohman, diretor executivo (CEO) do Royal British Columbia Museum  do Canadá, com a perspectiva de estabelecer parcerias, em especial com o Setor de Etnologia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, que tem como curador, o professor Dr. João Pacheco de Oliveira. Dada sua ausência no país, estiveram na sala de reuniões do BRICS Policy Center, o sr. Lohman e a antropóloga Dra. Renata Curcio Valente, da equipe do Setor de Etnologia (e ex-aluna do doutorado de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica, puc-rio) conversando sobre o Projeto de Restruturação do Setor de Etnologia do Museu Nacional e sobre possíveis parcerias futuras entre as duas instituições.

Lohman comentou sobre os desafios contemporâneos dos museus, apresentados em seu novo livro “Great Expectations: Reflections on Museums and Canada (2019)”. Falou também sobre as diferentes experiências no Brasil e no Canadá no que concerne à gestão compartilhada de museus com povos indígenas, além das políticas de formação de coleções indígenas e de repatriamento de coleções etnográficas pelos indígenas. Ambos os países têm uma forte presença indígena na sua formação populacional, sendo cada vez mais presente sua atuação nos processos decisórios, sobretudo em políticas culturais e museológicas.

Neste sentido, as perspectivas de colaboração e de parcerias entre os museus, especialmente no que toca à formação de coleções indígenas e às experiências com coleções digitais, são muito estimulantes e as perspectivas gratificantes. Além disso, foi feita a proposta de um trabalho colaborativo em relação a uma exposição sobre povos indígenas da Amazônia que o British Columbia Museu e o Museu Paraense Emílio Goeldi pretendem fazer em parceria, com possível envolvimento do Museu Nacional.

Lohman, por fim, elogiou a qualidade das instalações do BRICS Policy Center, que mantém viva e preservada não somente a casa, mas também a memória de Afonso Arinos.

Jack Lohman CBE, nascido em Jacek Lohman, é atualmente o diretor executivo (CEO) do Royal British Columbia Museum, Canadá. Ele foi diretor do London Museum  e é presidente da Associação Canadense de Museus, membro do Conselho do Instituto Adam Mickiewicz e do Museu da Cidade de Varsóvia. Ele também é membro do Conselho da British Columbia Achievement Foundation. Publicou, além de Great Expectations Museums on the Crossroads: essays on Cultural Institutions in a time of change (2013) Musems, the Media and Refugees (2008) Human Remains and Museum Practice (2006).