BPC sedia pré-estreia do documentário “Mãos à Carne”

No último dia 12 de Julho, o BPC recebeu cerca de 50 convidados para assistirem a pré-estreia do documentário “Mãos à Carne”, que é parte de uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da casa e Universidade de Nottingham, intitulada “The interaction of social-environmental requirements in supply chain management” e financiada pela British Academy. A pesquisa do documentário é de autoria das pesquisadoras Heloisa Gama e Silvia Pinheiro, e realizado pelo coletivo StudioPlano.

O filme se propõe a criar um debate sobre a construção da política pública de combate ao crime e sua funcionalidade através da demonstração da atual situação da escravidão moderna no Brasil no setor da pecuária. Ao observar o papel das organizações atuantes (setor público, privado e sociedade civil) nessa agenda, tem como objetivo trazer um conhecimento sobre o trabalho escravo brasileiro na pecuária para que, através da compreensão do enredamento dessa conjuntura, se vislumbrem possíveis soluções conjuntas com os atores da agenda. O filme é, sobretudo, um convite para uma reflexão acerca dos avanços e retrocessos no combate ao trabalho escravo no Brasil e de que forma isso impacta no sucesso da política pública.

O evento recebeu distintos convidados que atuam na agenda de erradicação do trabalho escravo no Brasil e já desponta como ferramenta capaz de gerar resultados de impacto para a sociedade como um todo.

O filme será exibido em breve na PUC-Rio e em outras capitais brasileiras. O teaser pode ser visto aqui.

A produção do filme contou com parcerias e apoios das organizações: PUC-Rio (BRICS Policy Center, MAPI, IRI), Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, COETRAE, University of Nottingham, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/RJ, Cáritas, GTPS, GPTEC, InPacto, Reporter Brasil.