BPC recebe encontro do projeto interinstitucional “Democratizando a Defesa”

No dia 16 de março , foi realizado em formato híbrido um encontro da equipe do projeto interinstitucional de divulgação científica e extensão “Democratizando a Defesa”, na sede do BRICS Policy Center no Rio de Janeiro. As pesquisadoras do Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA) da PUC-Rio Maíra Siman, Victória Santos e Eduarda Lopes receberam professoras e estudantes ligados ao projeto “Forças Armadas, Defesa e Democracia na América do Sul” da UFRRJ, liderado por Marina Vitelli; ao Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa da UFRJ, coordenado por Adriana Marques; e ao Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas da Unifesp, liderado por Juliana Bigatão.

No encontro, os participantes assistiram ao primeiro episódio da websérie Democratizando a Defesa e planejaram os próximos passos do projeto. A série pretende apresentar conceitos essenciais relacionados ao papel e à supervisão dos atores militares em um regime democrático. O objetivo é contribuir para a difusão de concepções democráticas das relações civis-militares e fomentar a participação social sobre o assunto no Brasil. A produção dos vídeos contou com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu), órgão do Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio.

Confira o primeiro episódio da websérie, intitulado “Desmilitarizando a política”, no canal do NEDEFA/PUC-Rio no YouTube.