BPC na Cúpula dos BRICS: Professora e coordenadora-geral do BRICS Policy Center, Ana Garcia, participa de eventos nas Universidades de Joanesburgo e Western Cape

A diretora Ana Saggioro Garcia esteve na África do Sul durante a semana da 15ª Cúpula de chefes de Estado dos BRICS, para apresentar os resultados da pesquisa “Economia política das relações Sul-Sul: uma análise comparativa dos investimentos da China no Brasil e na África do Sul”, realizada em colaboração com a professora Lisa Thompson, da University of the Western Cape, com apoio da Karibu Foundation e da FAPERJ.

Brasil e África do Sul tornaram-se grandes parceiros da China em suas respectivas regiões, bem como no BRICS e em outras arenas multilaterais. Eles também estão entre os principais receptores de empréstimos e investimentos diretos chineses. A pesquisa trouxe os dados dos investimentos chineses no Brasil e na África do Sul em termos de volumes, setores e empresas. Também trouxe a evoluções dos dados de comércio, empréstimos e assistência ao desenvolvimento nos dois países. Ainda, a pesquisa identificou a evolução das relações diplomáticas bilaterais entre China e Brasil, e China e África do Sul, e as políticas públicas e as instituições estatais que sustentam e facilitam o investimento externo direto nos dois países.  Por fim, a pesquisa discutiu as dinâmicas socioambientais e trabalhistas que foram geradas nos territórios onde os projetos foram implementados. Para isso, trouxe os resultados de dois trabalhos de campo: na Zona Franca de Manaus, onde identificou questões relativas às relações sociais de trabalho nas plantas de manufatura chinesas, e na Zona Econômica Especial de Musina Makhado, em vias de implementação na província de Limpopo na África do Sul, que apresenta preocupações importantes sobre meio ambiente, uso da água e impactos sobre as comunidades.

A pesquisa foi apresentada e debatida com professores e estudantes na Universidade de Johannesburg, e na Escola de Governo, da Universidade de Western Cape. Durante esta estadia, Ana Garcia participou do BRICS from below teach-In, organizado pelo Centre of Social Change da Universidade de Joanesburgo, que reuniu acadêmicos, ativistas e movimentos sociais africanos, tendo como base um direcionamento à justiça social, ambiental e econômica. Além de apresentar a pesquisa e participar do BRICS form below teach-In, a viagem resultou em um MoU a ser assinado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade de Western Cape.