BPC marcou presença em reunião da sociedade civil brasileira e internacional com membros da Trilha Financeira do G20

O BRICS Policy Center marcou presença em Brasília nos dias 22 e 23 de maio para uma reunião da sociedade civil brasileira e internacional com membros da Trilha Financeira do G20. O objetivo do evento foi discutir propostas sobre a cooperação tributária.

Estivemos representados pelas professoras Ana Garcia (coordenadora da Força Tarefa 3 do T20 sobre Reforma da Arquitetura Financeira Internacional) e Maureen Santos (coordenadora da Plataforma Socioambiental).

Dentre as principais propostas discutidas no evento, estão a taxação das grandes fortunas e dos super-ricos, o apoio à criação da Comissão das Nações Unidas sobre Cooperação Tributária Internacional, o aumento da transparência e acesso à informação das contas públicas dos países, além da incorporação de princípios relevantes de justiça racial, de gênero e ambiental relacionados à distribuição dos recursos públicos provenientes dos impostos.

A reunião é uma iniciativa inédita no âmbito do G20! Sabe qual o resultado dela? Foi entregue um documento de propostas da sociedade civil ao Ministro da Fazenda e responsável pela Trilha Financeira, Fernando Haddad. Este documento se juntará a um relatório sobre a taxação de grandes fortunas para ser incorporado às negociações do G20 sob a presidência brasileira. O responsável pela elaboração desse relatório é o professor de economia Gabriel Zucman.

Continue nos acompanhando para saber dos próximos eventos rumo ao G20!