Os pesquisadores do BPC/PUC-Rio, Carlos Frederico e Paulo Esteves participam do evento de lançamento do terceiro relatório sobre Potências Médias Emergentes em parceria com a Körber-Stiftung
Os pesquisadores do BRICS Policy Center/PUC-Rio, Carlos Frederico Coelho e Paulo Esteves, participaram do evento de lançamento do terceiro relatório sobre Potências Médias Emergentes, Emerging Middle Powers Report 2025: Momentum for Middle Powers!, realizado em parceria com a Körber-Stiftung. O estudo analisa o papel das potências médias emergentes em um cenário internacional marcado pela crescente fragmentação geopolítica e pela reconfiguração da ordem global.
O relatório reúne as percepções de cerca de mil especialistas e formuladores de política externa do Brasil, Alemanha, Índia, Indonésia e África do Sul. O estudo destaca temas como autonomia estratégica, cooperação internacional e os desafios enfrentados pelas potências médias diante das transformações da governança global.
Leia o relatório aqui