A diretora BPC/PUC-Rio, Marta Fernández, concedeu entrevista à People’s Daily

Em entrevista sobre o tema “Reformar e melhorar a governança global para manter a justiça e a equidade internacionais”, a Professora e Diretora do BPC/PUC-Rio Marta Fernández mostrou que a iniciativa de governança global deve ser compreendida à luz das transformações recentes na ordem internacional, marcadas por conflitos armados e pela crise do multilateralismo.

Para ela, essa proposta deve se alinhar ao esforço dos países do Sul Global por uma ordem mais justa, inclusiva e equitativa, especialmente diante da influência desproporcional exercida por países como os Estados Unidos em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Ademais, a Diretora recordou que, em 2024, Brasil e China lançaram conjuntamente a iniciativa do grupo ‘Amigos da Paz’ nas Nações Unidas, visando demonstrar por meio de ações que o diálogo é o único caminho viável para a resolução de conflitos. Esse compromisso com o diálogo e a cooperação também está no cerne das quatro principais iniciativas internacionais, entre elas a Iniciativa de Governança Global e a Iniciativa de Civilizações Globais. Por fim, a diretora ressaltou que a combinação dessas iniciativas pode fortalecer o diálogo intercultural, revitalizar culturas tradicionalmente marginalizadas e inspirar soluções inovadoras para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável no mundo.

Leia a entrevista através do Link abaixo.

Leia aqui