BRICS Policy Center co-organiza seminário “A crise do multilateralismo e os caminhos do Sul Global”

No dia 04 de julho, o BRICS Policy Center da PUC-Rio co-organizou o seminário “A Crise do Multilateralismo e os Caminhos do Sul Global”, realizado em parceria com o Instituto Novos Paradigmas (INP). O evento realizado antecedendo a Cúpula do BRICS, reuniu pesquisadores, ativistas e representantes de organizações da sociedade civil que debateram a crise do multilateralismo e os caminhos para uma nova ordem internacional liderada pelo Sul Global.

A abertura contou com intervenções da diretora do IRI/PUC-Rio Isabel Siqueira e pelo INPI, Jorge Branco e a diretora Sandra Bitencourt. A primeira mesa, intitulada “A Crise do Multilateralismo”, reuniu nomes como, Tarso Genro (ex-ministro da Justiça), Maria Elena Rodriguez (IRI/PUC-Rio), Eleonora Betancur (Secretária da Presidência Colômbia), Gustavo Westmann (Secretária da Presidente Brasil) e Pedro Abramovay (Vice-presidente Open Society), para discutir o impacto do nacionalismo e das disputas hegemônicas nas dinâmicas globais.

Já a segunda, “Os Caminhos do Sul Global”, contou com Marta Fernández (IRI/PUC-Rio), Rafael Heiber (Common Action Fórum), Siphamandala Zondi (Instituto de Estudos Políticos da África do Sul), Coffi Bertrand (Foro Social Mundial-Benin), Sandra Gallo (CEAAL-Argentina), Carmen Silva (SOS Corpo) e Wania Sant’Anna (Coalizão Negra por Direitos), que debateram alternativas de cooperação no Sul global baseadas em soberania, justiça social e solidariedade.

Confira o debate completo:

Assista aqui