Cobertura da XVII Cúpula dos líderes do BRICS

a Plataforma Socioambiental esta cobrindo os acontecimentos XVII Cúpula do BRICS, sediada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. Entre membros, parceiros e convidados, o evento contou com a presença de 35 países, que ao longo dos dois dias discutiram diversas medidas a respeito da política e da cooperação internacional.

Apesar da ausência de personalidades como Vladimir Putin e Xi Jinping, a cúpula conseguiu gerar avanços em diversas áreas. O Brasil conseguiu apoio para o financiamento climático através da iniciativa Tropical Forest Funds Forever (TFFF) e anunciou que iniciará estudos de viabilidade para a construção de uma ferrovia bioceânica ligando o Brasil ao Peru.

Após o primeiro dia da cúpula, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou sancionar os países que aderissem às iniciativas “antiamericanas” do BRICS, e foi criticado pelos governos de Brasil e China. As reuniões se encerraram com uma declaração oficial, e três declarações específicas que abordam financiamento climático, inteligência artificial e doenças socialmente determinadas.

Leia mais sobre: