A coordenadora da Plataforma Socioambiental, Maureen Santos, foi entrevistada pela France 24, na matéria “Cumbre de los BRICS en Río: entre la expansion del bloque y las ausencias notables”.

Maureen Santos, coordenadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, falou em entrevista para a France 24. A matéria “Cúpula dos BRICS no Rio: entre a expansão do bloco e as ausências notáveis” (no original “Cumbre de los BRICS en Río: entre la expansion del bloque y las ausencias notables”), trouxe destaque para as mudanças climáticas como um assunto central da cúpula, em especial com a esperada Declaração do BRICS sobre Financiamento Climático.

“Quando se fala de financiamento climático, normalmente se olha apenas para a mitigação e a adaptação. Mas isso está muito distante do debate da sociedade civil, dos territórios, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais. É preciso colocar o foco para que esse financiamento realmente chegue a quem foi mais impactado, e que também não teve nenhuma responsabilidade, e para o enfrentamento da desigualdade, que é o eixo central da questão da justiça climática”, aponta Maureen Santos, professora de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e coordenadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center.

 

Acesse a matéria:

 

Leia a Entrevista