NDB lança Manual de Avaliação com orientações metodológicas e contribuição do BRICS Policy Center

O Escritório de Avaliação Independente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) publicou a primeira edição de seu Manual de Avaliação. O Manual reúne orientações claras e detalhadas sobre metodologias de avaliação, processos, abordagens e os aspectos práticos da realização de avaliações. Ele oferece uma referência abrangente para a realização de autoavaliações independentes e autoavaliações no NDB, bem como orientações metodológicas para parceiros que realizam avaliações em nível nacional.

A produção do Manual se beneficiou de uma contribuição do BRICS Policy Center, que preparou um documento técnico sobre processos de avaliação e metodologias participativas no Sul Global, incluindo formas e meios de fortalecer o engajamento e a apropriação das partes interessadas nos processos de avaliação.

Nessa contribuição, apresentada como parte do Manual, o BRICS Policy Center observa que a participação das partes interessadas locais na concepção, implementação e avaliação de projetos de desenvolvimento tem o potencial de promover a transformação e a justiça social. Para que isso aconteça, os projetos devem valorizar o conhecimento local como legítimo, documentar perspectivas locais diversas e garantir que as minorias e os marginalizados possam fazer parte do processo. No texto, o BRICS Policy Center oferece recomendações para que o NDB desempenhe um papel nesse sentido, promovendo a adoção de metodologias participativas em todas as etapas dos projetos de desenvolvimento que financia.

 

Download do Manual