A diretora do BRICS Policy Center, Marta Fernández, escreveu um artigo para a Boll Brasil intitulado “Brasil e China: construindo convergências no processo do G20”
A diretora do BRICS Policy Center, Marta Fernández, escreveu um artigo para a Boll Brasil intitulado “Brasil e China: construindo convergências no processo do G20”.
Nesse artigo, a professora elucidou algumas questões relacionadas à relação China-Brasil, entre as quais o engajamento chinês nos espaços de negociação multilateral, como os BRICS e o G20, visando à expansão da Nova Rota da Seda, por exemplo. Ela também abordou a opção do Brasil de se distanciar da dicotomia geopolítica entre EUA e China, evitando um alinhamento mais rígido e mantendo sua autonomia e voz nos assuntos mundiais.
Além disso, Fernández destacou a aliança sino-brasileira no combate à fome e no enfrentamento da desigualdade tributária global. Ela também comentou sobre o impacto das eleições americanas, afirmando que o resultado “promete intensificar ainda mais a política de desacoplamento entre as economias dos Estados Unidos e da China por meio da escalada de tarifas sobre as importações de ambos os lados. […] Essa política vai na contramão das prioridades do Brasil e, em algum grau, da China no G20 e nos BRICS, pois tem o potencial de erguer novos muros, ódios e desconexões pelo mundo afora.”