A diretora do BRICS Policy Center, Marta Fernández, participou da série “Especial Kazan – A Cúpula Decisiva do BRICS da Rússia” no dia 23 de outubro, através do canal do YouTube do Jornal Toda Palavra, em co-produção com a TV BRICS, da Rússia
A diretora do BRICS Policy Center, Marta Fernández, participou da série “Especial Kazan – A Cúpula Decisiva do BRICS da Rússia” no dia 23 de outubro, através do canal do YouTube do Jornal Toda Palavra, em co-produção com a TV BRICS, da Rússia.
Ela comentou os acontecimentos da cúpula, com destaque para a declaração final, na qual se pode notar o compromisso com um sistema de governança global mais justo e equitativo. Um dos principais assuntos debatidos na reunião foram as sanções unilaterais, assim como a militarização e securitização do dólar. Segundo a análise da professora, houve, durante a cúpula, a promoção de mecanismos de sistemas de pagamento que possam substituir o SWIFT, além do uso crescente das moedas locais nas transações internacionais, o que foi reforçado pela gestão de Rousseff à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).