African-led Debate on Infrastructure

Trilhando os caminhos para a próxima presidência do G20, que será da África do Sul, o campus da PUC-Rio recebeu o evento “Africa-Led Debate on Infrastructure”, que debateu sobre a lacuna de financiamento e os desafios de escala em projetos de infraestrutura voltados para o continente africano.

O debate foi um evento paralelo – ou side event – do Grupo de Trabalho de Infraestrutura do G20, e foi organizado pelo Ministério da Fazenda, com apoio do BRICS Policy Center, do Instituto de Relações Institucionais e da escola de negócios IAG, ambos da PUC-Rio, além da Vice-Reitoria da universidade.

A abertura contou com Jéser Abilio de Souza, coordenador da Trilha Financeira do G20 pela Presidência Brasileira, e os discursos de boas-vindas de Antonio Freitas, subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda do Brasil, e da diretora do IRI/PUC-Rio, Isabel Rocha de Siqueira.

Com mediação de Mariana Davi Ferreira, da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, os palestrantes destacaram o que tem sido realizado no continente africano e soluções para problemas no âmbito da infraestrutura, como oferecer maior apoio financeiro dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e melhorar o acesso ao crédito, assim como a avaliação dos impactos econômicos positivos das propostas a longo prazo.

Marden Barboza, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Infraestrutura do G20, foi o responsável pelas considerações finais do debate.