O BRICS Policy Center

O BRICS Policy Center / Centro de Estudos e Pesquisas BRICS,  think tank vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), é um centro de reflexão independente, não partidário e sem fins lucrativos na cidade do Rio de Janeiro.

 

O Centro dedica-se à análise e estudo das múltiplas transformações globais em curso e suas implicações para o Brasil e o Sul Global.  Pretende também contribuir para o debate e formulação de políticas voltadas para a diminuição das desigualdades e a promoção de uma agenda ampla de direitos, com destaque para países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 

O BPC constrói sua reflexão a partir de uma compreensão crítica e pluridimensional das persistentes assimetrias no sistema internacional, dos diferentes modelos de desenvolvimento, da reprodução das desigualdades, da crise ambiental que se aprofunda, dos formatos de governança global e sobre o papel que os países do Sul têm, podem e devem desempenhar neste cenário em transformação. Atualmente, os principais programas de pesquisa são: BRICS, BRICS-Urbe, GSUM, LACID, Plataforma Socioambiental e a Programa de Inovação e Governança do Desenvolvimento.

 

Desde sua fundação, o BPC visa a influenciar instituições públicas, legisladores, sociedade civil e outros responsáveis pela tomada de decisões relevantes. Para alcançar seu propósito, o BPC atua por meio da combinação da formação de pesquisadores, pesquisa qualificada, análise estratégica, publicações e incidência pública.

 

O Centro alenta vínculos cooperativos e a troca de informações entre instituições de pesquisa dos países BRICS e expande continuamente sua rede de parcerias e cooperação institucional com outros Think Tanks e organizações de pesquisa no Brasil e no exterior.

 

Os programas de pesquisa do BPC são coordenados por pesquisadores do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, que contam com a assistência de estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e estagiários (graduandos) do mesmo Instituto.

 

Desde 2011, o BPC consta no ranking dos melhores think tanks do mundo e é referência para comunidade acadêmica, formuladores de políticas e organizações da sociedade civil no mundo todo.

 

Em 2018, o Brics Policy Center foi eleito o melhor think tank associado a uma Universidade brasileira pelo Global Go To Think Tanks Index Report, um dos relatórios mais completos do mundo, realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA). Também foi eleito o think tank nº1 no Brasil em ciência e tecnologia e realização de conferências, e o 5º melhor do mundo em pesquisas transdisciplinares.

Missão

Contribuir para o avanço de uma agenda de desenvolvimento, ampliação de direitos e promoção da igualdade nos países do sul global, por meio da produção de conhecimento crítico e relevante para o debate público acerca das transformações em curso no sistema internacional e seus desdobramentos nos planos local, nacional e regional.

Atividades e Publicações

O BPC difunde suas pesquisas na forma de artigos, policy briefs, monitores, livros e indicadores, todos disponíveis no nosso site.

O BPC promove regularmente colóquios, conferências e workshops – abertos ao público em geral – dos quais participam pesquisadores de outras instituições e formuladores de políticas públicas, tanto brasileiros como estrangeiros.

Parceiros

Desde a sua fundação, o BPC expande sua rede de parcerias e cooperação institucional com outros Think Tanks e organizações de pesquisa no Brasil e no exterior. Atualmente, o BPC possui mais de 50 convênios para cooperação ativos.


Conheça nossos parceiros 

Equipe

Os projetos de pesquisa do BPC são coordenados por pesquisadores do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI), que contam com a assistência de estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e estagiários (graduandos) da PUC-Rio.

 

Nossos Pesquisadores

Pesquisadores Visitantes 

Equipe Administrativa