equipe

coordenaÇÃo acadÊmica

  • Presidente do Conselho
    Supervisor Geral
    Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves

    Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado (1995) e Doutorado (2003) em Ciência Política pelo IUPERJ. Em 2008 realizou pós-doutorado na Universidade de Copenhague. É professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Organizou, em 2004, o livro “Instituições Internacionais: segurança, comércio e integração”; e, em 2010, o livro “Relações Internacionais: debates teóricos e metateóricos”, publicados pela Editora PUC-Minas. Publicou em 2010 o livro “A Convergência entre Práticas Humanitárias e Segurança Internacional” pela editora Del Rey/FUNAG. Possui experiência como consultor do Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento, do Governo do Estado de Minas Gerais, do CNPq e da CAPES. É sócio-fundador da Associação Brasileira de Relações Internacionais da qual foi diretor entre 2005 e 2009. É membro eleito do comitê executivo “International Political Sociology,” seção da International Studies Association. No momento, realiza pesquisas sobre a convergência dos campos de Segurança Internacional, humanitarismo e desenvolvimento e sobre a participação do Brasil, potências médias, e países periféricos na nova arquitetura de segurança internacional.

  • Presidente do Conselho
    Coordenadora Geral
    Adriana Erthal Abdenur

    Adriana Erthal Abdenur é Coordenadora Geral do BRICS Policy Center e professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Obteve o Ph.D. pela Princeton University em 2006, após graduar-se em Estudos Asiáticos (especialização em Relações Internacionais e China) por Harvard University. É especialista em Ásia, com enfoque sobre China e questões de cooperação, desenvolvimento e segurança.  Já foi professora da Columbia University e da New School University, ambas em Nova York e deu aulas em universidades da China (Yunnan), África do Sul (Joanesburgo) e Japão (Tóquio). Entre 2007 e 2010 foi fellow do India China Institute, e em 2010 recebeu uma bolsa de pesquisa da Fundação Fulbright. Desde 2011, tem bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) para analisar os programas de cooperação do Brasil e da China na África sub-sahariana.

    abdenur@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Coordenadora Administrativa
    Lia Lopes

    Lia Lopes possui graduação em Turismo e tem experiência na gestão de programas de intercâmbio cultural. Foi coordenadora de programas acadêmicos e intercâmbio na Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas e atuou na área de intercâmbio internacional em diversas agências especializadas.

    bpc@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Coordenadora Adjunta
    Layla Dawood

    Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora do quadro complementar da graduação em Relações Internacionais dessa instituição

    layla@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Pesquisador
    Sérgio Veloso dos Santos Júnior

    Sérgio Veloso dos Santos Júnior é graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Estudos Culturais, com ênfase nas relações transatlânticas, pela Universidade Jagiellonian e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Atualmente é doutorando em Relações Internacionais pela PUC-Rio, pesquisando sobre o desenvolvimento urbano nos países BRICS.

     .

    sergio@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Coordenadora do Núcleo de Política Internacional e Agenda Multilateral
    Monica Herz

    Coordenadora do Núcleo de Política Internacional e Agenda Multilateral, Monica Herz, possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1989) e doutorado em Relações Internacionais - London School of Economics and Political Science (1994). Atualmente é professora associada do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de relações internacionais, com ênfase em Segurança Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política internacional, organizações internacionais, segurança internacional, relações internacionais da América Latina e política externa brasileira.

  • Presidente do Conselho
    Coordenadora do Núcleo Desenvolvimento, Comércio, Finanças e Investimentos
    Leane Cornet Naidin

    Coordenadora do Núcleo Desenvolvimento, Comércio, Finanças e Investimentos, é PhD em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Graduada em Economia pela Universidade de Tel Aviv. É Professora Adjunta do Instituto de Relações Internacionais da PUC- RJ. Especialista em comércio internacional  e negociações  comerciais. Foi Coordenadora Geral do Departamento de Defesa Comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Brasil e Coordenadora Nacional do Comitê de Defesa Comercial do Mercosul. Foi representante da Secretaria de Comércio Exterior do Brasil em negociações na OMC e na ALCA. Painelista da Organização Mundial de Comércio em contenciosos comerciais na área de defesa comercial. Integra a lista de Peritos brasileiros no âmbito do Mecanismo de Solução de Controvérsias do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Índia.

  • Presidente do Conselho
    Coordenador do Núcleo Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
    Paolo de Renzio

    Paolo de Renzio é doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford (2011), com uma tese sobre o impacto da ajuda internacional nos sistemas de gestão das finanças públicas em paises em desenvolvimento, e possui um Mestrado em Desenvolvimento da London School of Economics (1997), onde também foi professor entre 2006 e 2009, e uma graduação em Economia pela Universidade "L. Bocconi" na Itália (1994). É Professor do Instituto de Relações Internacionais

    (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Senior Research Fellow na International Budget Partnership (IBP) de Washington, e Pesquisador Associado do Global Economic Governance Programme da Universidade de Oxford e do Overseas Development Institute de Londres. No IBP, coordena um programa de pesquisa sobre governança, transparência fiscal e desenvolvimento. No passado, trabalhou como pesquisador no Overseas Development Institute, como economista no Ministério das Finanças da Papua Nova Guiné, e como especialista em setor público no PNUD em Moçambique. Já foi consultor do Banco Mundial, do OCDE, da Comissão Européia e de várias agências de cooperação e ONGs internacionais. Tem publicado vários artigos em jornais acadêmicos como World Development, Governance, Development Policy Review, entre outros.

  • Presidente do Conselho
    Coordenador do Núcleo Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade
    Pedro Cláudio Cunca B. B. Cunha

    Coordenador do Núcleo Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Pedro Cláudio Cunca B. B. Cunha, é licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) em 1998 e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ), em 2002. Atualmente é professor assistente em regime de dedicação exclusiva no Instituto de Relações Internacionais IRI/PUC-Rio. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase na formulação de projetos e na montagem de redes em tecnologia social, economia solidária, desenvolvimento humano sustentável e cooperação internacional. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas temáticas: direito internacional dos direitos humanos econômicos, sociais e culturais, desenvolvimento local e projeto urbano, políticas públicas de geração de trabalho e renda e educação popular. No IRI PUC-RIO, tem se dedicado ao tema de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

  • Presidente do Conselho
    Coordenador do Núcleo de Análises da Economia e Política
    José María Gómez

    Coordenador do Núcleo de Análises da Economia e Política, José María Gómez, possui graduação em Direito - Universidad Católica de Córdoba (1970), mestrado em Ciências Políticas e Sociais - Universite Catholique de Louvain (1973) e doutorado em Ciências Políticas e Sociais - Université Catholique de Louvain (1979). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, regionalização, movimentos sociais transnacionais, democracia, cidadania, direitos humanos e relações Estado-sociedade na América Latina.

  • Presidente do Conselho
    Coordenador do núcleo de Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento
    Luis Manuel Rebelo Fernandes

    Luis Fernandes é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e é Mestre e Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde coordena linha de pesquisa sobre Economia Política Internacional, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos últimos doze anos, para além das suas funções acadêmicas, ocupou distintas funções de governo na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) de 1999 a 2002, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de 2003 a 2007 e Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) de 2007 a janeiro deste ano. Foi, ainda, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e Diretor da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É autor de diversos livros, trabalhos e artigos com foco nas transformações da ordem global e na economia política do desenvolvimento.

  • Presidente do Conselho
    Pesquisadora
    Ana Saggioro Garcia

    Ana Saggioro Garcia é bolsista recém-doutora FAPERJ, doutora em Relações Internacionais pela PUC-Rio, formada em Ciências Políticas pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha, onde viveu por vários anos. Trabalhou no escritório para o Cone Sul da Fundação Rosa Luxemburg. Hoje leciona Economia Política Internacional no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e trabalha sobre temas como empresas multinacionais, direitos socioeconomicos, desenvolvimento, relações Sul-Sul e política externa, atuando junto aos movimentos sociais.

  • Presidente do Conselho
    Assistente Administrativa
    Bruna Risieri

    bpc@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Recepcionista
    Aíla Freitas

    atendimento@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Estagiário de Comunicação
    Vinicius Kede

    atendimento@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Estagiária de Comunicação
    Thaise Casartelli

    atendimento@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Estagiária Administrativa
    Ana Roedel

    atendimento@bricspolicycenter.org
  • Presidente do Conselho
    Serviços Gerais
    Maria José Marcelo Sobrinho

  • Presidente do Conselho
    Serviços Gerais
    Ana Patrícia Bezerra Teixeira

  • Presidente do Conselho
    Agente Patrimonial
    Carlos Roberto Pereira

  • Presidente do Conselho
    Agente Patrimonial
    Celso Almeida da Silva

  • Presidente do Conselho
    Agente Patrimonial
    Denis Martins de Souza

  • Presidente do Conselho
    Agente Patrimonial
    Willian Lima dos Santos

Faça sua pesquisa

eventos recentes

  • 17 de abril, 2017 Saving Multilateralism: The future of Brazilian foreign policy in the age of Trump
  • 11 de abril, 2017 Colóquio "O Poder das Percepções e o Brasil no Cenário Internacional"
  • 12 de março de 2017 O CENTRE FOR HUMANITARIAN DIALOGUE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO ‘PEACEWRITER’ DO FÓRUM DE OSLO
todos os eventos