Working Paper são textos de caráter acadêmicos e científicos cujo objetivo é analisar profundamente uma questão em particular. Diferente de Policy Briefs e BRICS Monitors, um Working Paper apresenta maior abordagem teórica, sendo seu púplico alvo a comunidade acadêmica. 



Ver mais filtros



  • BPC Paper, 15 de Dezembro de 2016

    Brasil e a África francófona: Oportunidades e desafios

    Os esforços diplomáticos feitos pelo Brasil para com a África na última década concentraram-se principalmente nos países de língua portuguesa, mas representam a importância que o continente tem na política externa da 9ª economia mundial. A conexão entre Brasil e África vai além de novos mercados, taxas de crescimento acentuadas e abundantes matérias-primas, mas baseia-se em raízes históricas e culturais, uma vez que o Atlântico Sul compartilha uma longa história cultural e multifacetada de migração, comércio e segurança.

    Download
  • BPC Paper, 13 de Junho de 2016

    A Evolução do Sistema Nacional de Inovação da Índia e seus Desafios Atuais

    A Evolução do Sistema Nacional de Inovação da Índia e seus Desafios Atuais: uma primeira leitura a partir do pensamento latino-americano (título original)

    Neste trabalho se apresenta uma leitura histórica preliminar da evolução do SNI da Índia, desde sua independência até os dias de hoje, e de seus principais desafios atuais. Trata-se de um trabalho que faz parte de um esforço ainda em andamento, que procura entender a trajetória tecnológica da Índia em perspectiva histórica, à luz de algumas reflexões analítico-conceituais articuladas por autores ligados à escola latino-americana de pensamento em ciência, tecnologia e desenvolvimento e ao estruturalismo latino-americano. Trabalha-se principalmente sobre quatro aspectos da estrutura socioprodutiva indiana: a) as necessidades geopolíticas e sociais da sociedade indiana, b) seu desenvolvimento institucional e o tipo de políticas científicas, tecnológicas e inovativas executadas, c) a evolução dos principais setores de sua estrutura produtiva, e d) a conformação de parcerias em torno de um “projeto nacional” de desenvolvimento, por parte da elite indiana. Conclui-se enfatizando na necessidade de conectar as capacitações acumuladas com as necessidades sociais, materiais e geopolíticas abertas pelo processo de urbanização e crescimento indiano no século XXI.

    Download
  • BPC Paper, 07 de Junho de 2016

    Social Innovation as a Tool for Enhancing Women’s Resilience to Climate Change: a look at the BRICS

    "Inovação Social como Ferramenta para o Aumento da Resiliência das Mulheres à Mudança Climática: um olhar sobre os BRICS"

    Este artigo explora a relação entre mudança climática e gênero com foco especial nos países BRICS. Argumentamos que as inovações sociais constituem ferramentas para aumentar a capacidade de adaptação das mulheres. Em primeiro lugar, analisamos de que maneira as mulheres são severamente afetadas pelas mudanças climáticas e pela emissão de gases de efeito estufa, particularmente nas áreas rurais. Em seguida, enfatizamos a necessidade de mais inovações sociais sensíveis à dimensão de gênero para enfrentar tais efeitos e fornecemos alguns exemplos no âmbito dos BRICS. A esperança é que mais soluções desse tipo possam ser difundidas pelo globo, contribuindo para a salvaguarda das vidas das mulheres, não só nos BRICS, mas em qualquer parte.

    (disponível apenas em inglês)

    Download
  • BPC Paper, 11 de Maio de 2016

    Organizações Regionais e Conflito Interno: a Liga Árabe e a Primavera Árabe

    Neste paperRaslan Ibrahim tem como objetivo explicar as causas imediatas e subjacentes das políticas da Liga Árabe para o Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein, buscando identificar continuidades e mudanças nas políticas da Liga Árabe desde a erupção da Primavera árabe.

    Download
  • BPC Paper, 17 de Março de 2016

    Mediando conflitos internacionais: Desafios e oportunidades

    José Pascal da Rocha, Fellow do GSUM em 2015, escreve sobre lições extraídas de quatro estudos de caso - Guatemala, Tajiquistão, República Democrática do Congo e Sudão -, e posiciona a mediação à luz da complexidade e adaptabilidade que ela exige. Sugere, em última análise, que estudos quantitativos da área podem e devem ser complementados por análises qualitativas que reflitam sobre processos de paz e seus sucessos e fracassos.

    Download
  • BPC Paper, 15 de Julho de 2015

    Direito à Cidade para um mundo justo e seguro: o caso dos BRICS (Versão Panorama)

    O BRICS Policy Center, no âmbito do BRICS-Urbe e em parceria com a Oxfam, organizou essa publicação, cujo objetivo é articular a noção do direito à cidade com o modelo da Oxfam para um mundo justo e seguro. Ao longo de seis capítulos, o leitor encontrará informações teóricas e empíricas sobre a imporância do direito à cidade como noção fundamental para o desenho de políticas públicas e privadas capazes de transformar cidades em espaços justos e seguros.

    Download
  • BPC Paper, 15 de Julho de 2015

    Direito à Cidade para um mundo justo e seguro: o caso dos BRICS

    O BRICS Policy Center, no âmbito do BRICS-Urbe e em parceria com a Oxfam, organizou essa publicação, cujo objetivo é articular a noção do direito à cidade com o modelo da Oxfam para um mundo justo e seguro. Ao longo de seis capítulos, o leitor encontrará informações teóricas e empíricas sobre a imporância do direito à cidade como noção fundamental para o desenho de políticas públicas e privadas capazes de transformar cidades em espaços justos e seguros.

    Download
  • BPC Paper, 12 de Março de 2015

    Explorando o engajamento indiano na agricultura e na saúde: o caso da Angola e de Moçambique

    Esta publicação faz parte do projeto South-South Cooperation do BRICS Policy Center e traz reflexões sobre o campo específico da cooperação em agricultura e saúde entre Índia e Moçambique e Angola. O artigo “Exploring Indian Engagement in Agriculture and Health: A Case of Angola and Mozambique” foi escrito por Sachin Chaturvedi, especialista em políticas de cooperação para o desenvolvimento e cooperação Sul-Sul, com experiência em diversas organizações e instituições de pesquisa da área.

    (disponível somente em inglês)

    Download
  • BPC Paper, 05 de Março de 2015

    Brazilian Health and Agricultural Cooperation in Angola An overview

    Após duas pesquisas de campo conduzidas em Moçambique durante os meses de outubro e novembro de 2013, uma missão de avaliação foi conduzida em Angola entre os dias 7 e 17 de setembro de 2014. No total, 20 pessoas foram entrevistadas em Luanda, incluindo representantes de agências doadoras multilaterais e bilaterais, academia, sociedade civil e governo nacional, além de representantes do governo brasileiro.

    Download
  • BPC Paper, 13 de Fevereiro de 2015

    Cultura, Gênero e Mediação: Desafios e Lições Aprendidas

    Este BPC paper discute os desafios da mediação cultural e a importância de um conhecimento cultural diferente nas conversas entre as partes em conflito. Dr. Borislava Manojlovic nos oferece informações valiosas e uma análise aprofundada sobre o assunto através de entrevistas com mediadores experientes, que participaram de processos de construção da paz oficiais e não-oficiais desde a sua base. (Disponível apenas em inglês)

    Download
1 2 >