O Radar GSUM é uma publicação em português concebida como uma plataforma de monitoramento dos atuais processos internacionais de negociação de conflitos na América Latina. Disponíveis nos dias 04 e 18 de cada mês por meio de nossa mailing list e do site, as primeiras edições acompanharão de perto o processo de paz na Colômbia e a situação na Venezuela.

Além de oferecer uma atualização rápida sobre os últimos acontecimentos dos principais conflitos da região, o Radar também tem como objetivo mapear o envolvimento de atores externos nas tentativas de mediar e facilitar o diálogo. Rastrearemos, desse modo, as reações de países da região, bem como a atuação de organizações regionais e internacionais. Aos leitores que desejarem aprofundar-se ainda mais nos tópicos cobertos, forneceremos uma série de fontes adicionais – entre declarações oficiais, relatórios de think tanks, análises de especialistas e notícias de mídias locais.




  • Radar, 03 de Agosto de 2018

    O III Encontro do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco em notícias ambientais relacionadas aos cinco países do bloco BRICS. A cada mês um tema é escolhido e notícias sobre o assunto serão publicadas. Em sua 22ª edição, o Radar Socioambiental analisa os resultados da Terceira Reunião Anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos BRICS.

    Download
  • Radar, 12 de Junho de 2018

    Acordo Mercosul - União Europeia

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco no tema ambiental nos cinco países BRICS. Na sua 21ª edição, o Radar Socioambiental dedica-se a analisar o Acordo entre Mercosul e União Europeia, ainda em fase de negociação, no que diz respeito ao seu tratamento socioambiental e oferece uma visão crítica desse.

    Download
  • Radar, 10 de Abril de 2018

    O Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo Mundial da Água

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco no tema ambiental nos cinco países BRICS. Na sua 20ª edição, o Radar Socioambiental dedica-se a analisar o Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo Mundial da Água que aconteceram em março de 2018, em termos das agendas dos eventos e de seus resultados, oferecendo uma visão crítica desses.

    Download
  • Radar, 20 de Fevereiro de 2018

    Especial Retrospectiva 2017

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco no tema ambiental nos cinco países BRICS. Na 19ª edição, o Radar Socioambiental dedica-se a uma retrospectiva de 2017 envolvendo os países BRICS sobre os seus principais projetos com participação do Novo Banco de Desenvolvimento, dos avanços em acordos internacionais ambientais firmados ao longo do ano e também das iniciativas domésticas promovidas pelo bloco na esfera ambiental. 

    Download
  • Radar, 29 de Dezembro de 2017

    A 23ª Conferência das Partes de Mudanças Climáticas

    Esta edição do RADAR visa apresentar quais foram as principais expectativas em relação à COP 23, o posicionamento defendido - individualmente e coletivamente - pelos países BASIC - composto por Brasil, África do Sul, Índia e China - em meio ao processo de negociação, bem como os principais resultados da conferência.

    Download
  • Radar, 28 de Novembro de 2017

    IX Cúpula dos BRICS

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco no tema ambiental sobre os cinco países BRICS. Em sua 17ª edição, o Radar Socioamential tem como objetivo principal analisar a 9ª Cúpula dos BRICS, realizada em Xiamen na China.

    Download
  • Radar, 16 de Outubro de 2017

    A flexibilização socioambiental no Brasil e os Investimentos Internacionais

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco no tema ambiental sobre os cinco países BRICS. Em sua 16ª edição, o Radar Socioambiental analisa o atual processo de flexibilização da legislação socioambiental brasileira e seus possíveis efeitos nos investimentos internacionais.

    Download
  • Radar, 28 de Agosto de 2017

    A 12ª Cúpula do G20

    Em sua 15ª edição, o Radar Socioambiental analisa a 12ª Cúpula do G20, realizada em Hamburgo na Alemanha, a qual reúne os países responsáveis por concentrar cerca de 80% da economia global em termos de PIB e aproximadamente dois terços da população mundial.

    Download
  • Radar, 30 de Julho de 2017

    CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE OS OCEANOS: NOSSOS OCEANOS, NOSSO FUTURO

    Em sua 14ª edição, o Radar Socioambiental tem como objetivo principal analisar a primeira Conferência de alto Nível da ONU para a implementação do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, intitulada a Conferência dos Oceanos: nossos oceanos, nosso futuro.

    Download
  • Radar, 30 de Maio de 2017

    A Triple COPs: A Convenção de Basileia, de Roterdã e de Estocolmo

    Em sua 13ª edição, o Radar Socioambiental analisa a Triple Cops, conferência que reúne três importantes convenções ambientais: a Convenção de Basileia sobre Resíduos Perigosos e seu Depósito, a Convenção de Roterdã sobre Agrotóxicos e Substâncias Químicas Perigosas e a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes. 

     

    Download
1 2 3 4 5 >