O Radar GSUM é uma publicação em português concebida como uma plataforma de monitoramento dos atuais processos internacionais de negociação de conflitos na América Latina. Disponíveis nos dias 04 e 18 de cada mês por meio de nossa mailing list e do site, as primeiras edições acompanharão de perto o processo de paz na Colômbia e a situação na Venezuela.

Além de oferecer uma atualização rápida sobre os últimos acontecimentos dos principais conflitos da região, o Radar também tem como objetivo mapear o envolvimento de atores externos nas tentativas de mediar e facilitar o diálogo. Rastrearemos, desse modo, as reações de países da região, bem como a atuação de organizações regionais e internacionais. Aos leitores que desejarem aprofundar-se ainda mais nos tópicos cobertos, forneceremos uma série de fontes adicionais – entre declarações oficiais, relatórios de think tanks, análises de especialistas e notícias de mídias locais.



Ver mais filtros



  • Radar, 30 de Julho de 2017

    CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE OS OCEANOS: NOSSOS OCEANOS, NOSSO FUTURO

    Em sua 14ª edição, o Radar Socioambiental tem como objetivo principal analisar a primeira Conferência de alto Nível da ONU para a implementação do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, intitulada a Conferência dos Oceanos: nossos oceanos, nosso futuro.

    Download
  • Radar, 30 de Maio de 2017

    A Triple COPs: A Convenção de Basileia, de Roterdã e de Estocolmo

    Em sua 13ª edição, o Radar Socioambiental analisa a Triple Cops, conferência que reúne três importantes convenções ambientais: a Convenção de Basileia sobre Resíduos Perigosos e seu Depósito, a Convenção de Roterdã sobre Agrotóxicos e Substâncias Químicas Perigosas e a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes. 

     

    Download
  • Radar, 23 de Maio de 2017

    RADAR SOCIOAMBIENTAL Nº 12 ABRIL

    Essa edição do RADAR tem como objetivo fundamental analisar brevemente o conteúdo dos mais recentes BURs submetidos por Brasil, África do Sul, Índia e China.

    Download
  • Radar, 20 de Abril de 2017

    RADAR SOCIOAMBIENTAL Nº 11 MARÇO

    Em sua 11ª edição o RADAR dedica-se à análise da situação das mulheres nos países BRICS e de algumas das principais iniciativas lançados pelo bloco com vistas a promover a igualdade de gênero.

    Download
  • Radar, 23 de Março de 2017

    RADAR SOCIOAMBIENTAL Nº 10 FEVEREIRO

    O decimo Radar Socioambiental analisa a publicação recém-lançada pelo Banco Mundial ‘Rise 2016’ e identifica, a partir dos dados levantados, os avanços e os desafios apresentados pelos cinco países BRICS na arena energética, bem como destaca as iniciativas do bloco no que concerne ao aumento da produção e do consumo de energias renováveis.

    Download
  • Radar, 05 de Fevereiro de 2017

    Radar GSUM #27

    N. 27 - 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017.

    Download
  • Radar, 31 de Janeiro de 2017

    RADAR SOCIOAMBIENTAL Nº 9 DEZEMBRO

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco em notícias ambientais sobre os cinco países BRICS. A cada mês um tema é escolhido e notícias sobre o assunto serão publicadas. Em sua 9ª edição, o RADAR Socioambiental realiza uma retrospectiva das principais conferências multilaterais e acordos ambientais firmados no ano de 2016, os pacotes de financiamento aprovados pelos bancos multilaterais de desenvolvimento dos países BRICS e as principais iniciativas lançadas pelo bloco na arena socioambiental.

    Download
  • Radar, 20 de Janeiro de 2017

    Radar GSUM #26

    N. 26 - 5 a 20 de janeiro de 2017.

    Download
  • Radar, 04 de Janeiro de 2017

    Radar GSUM #25

    N. 25 - 18 de dezembro de 2016 a 4 de janeiro de 2017

    Download
  • Radar, 21 de Dezembro de 2016

    RADAR SOCIOAMBIENTAL Nº 8 NOVEMBRO

    O Radar Socioambiental é uma publicação mensal com foco em notícias ambientais sobre os cinco países BRICS. A cada mês um tema é escolhido e notícias sobre o assunto serão publicadas. Em sua oitava edição, o Radar aborda a 22ª Conferência entre as Partes sobre Mudanças Climáticas (COP22), que aconteceu no inicio de Novembro no Marrocos. A publicação abordará as expectativas pré-COP, os seus resultados, como por exemplo, o Plano de Ação lançado e declaração dos países BASIC. Além disso, o 8º Radar irá discutir sobre os caminhos incertos para a implementação do Acordo de Paris.

    Download
1 2 3 4 >