Os BRICS Monitors são textos curtos cujo objetivo é apresentar análises pontuais, com pouco ou nenhum apelo teórico, sobre temas de relevância conjuntural. Tais textos são estinados a acadêmicos e estudantes que têm os países BRICS como objeto de estudo, assim como a formuladores de políticas governamentais que lidam, direta ou indiretamente, com a realidade dos países BRICS. 



Ver mais filtros



  • BRICS Monitor, 03 de Setembro de 2015

    A Agenda do Desenvolvimento Internacional pós 2015: Que papel para os BRICS?

    Esse Monitor apresenta algumas reflexões em três áreas fundamentais: (a) o papel que os ODMs tiveram nas políticas e nos resultados socioeconômicos nos países BRICS; (b) o papel dos BRICS nas negociações atuais sobre a agenda pós-2015; e (c) o papel que a Cooperação Sul-Sul (CSS) pode ter no novo quadro que vai surgir das negociações.

    (Disponível apenas em português)

    Download
  • BRICS Monitor, 07 de Janeiro de 2015

    The 22nd Asia-Pacific Economic Cooperation Summit

    A cúpula de 2014 da APEC ocorreu em Beijing, China, entre 10 e 12 de Novembro, reunindo 21 líderes de seus estados-membros. O encontro de 2014 da APEC teve importantes desdobramentos em diversas áreas, incluindo negociações bilaterais e multilaterais. 

    Download
  • BRICS Monitor, 15 de Novembro de 2014

    Eleições Brasileiras 2014: reviravoltas e resultados

    A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Presidenta Dilma Rousseff, conquistou a reeleição em campanha marcada por reviravoltas, surpresas, ataques e imprevisibilidade. O que parecia ser mais uma campanha polarizada entre PT e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) passou pela surpresa e comoção coletiva da morte acidental do candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos. 

    Download
  • BRICS Monitor, 04 de Novembro de 2014

    A Organização de Cooperação de Shanghai e os BRICS: Os papéis de China e Rússia (e Índia)

    Desde sua criação como o Grupo dos 5 de Shanghai em 1996, a Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) realizou uma série de tarefas para seus membros – China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão (e ainda Índia, Irã e Paquistão como observadores).  Originalmente um fórum regional para discutir a desmilitarização de fronteiras, o OCS se ampliou (em paralelo com o ganho de importância de alguns de seus membros, os BRICS) para promover cooperação em diversas áreas-temáticas – questões não-militares, tais como energia, finanças e comércio consolidam o status da OCS para padrões de poder regionais e globais. (disponível somente em Inglês)

    Download
  • BRICS Monitor, 24 de Setembro de 2014

    Investimento Privado e Desenvolvimento Internacional: A experiência Brasileira

    O novo monitor “Private Investment and International Development: The Brazilian Experience” procura analisar a crescente tendência que liga as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento com investimento privado. O monitor analisa a ampla gama dos papéis que o setor privado tomou e os possíveis impactos sobre as praticas de desenvolvimento e cooperação, sob duas perspectivas diferentes: uma que identifica essa associação como “amigos desconfortáveis”; e a outra que vê essa associação como “parceiros necessários”. 

    Download
  • BRICS Monitor, 07 de Agosto de 2014

    As Eleições de 2014 na Índia: A vitória de Narendra Modi e os seus significados para o mundo

    O objetivo deste monitor é analisar as principais implicações da vitória de Narendra Modi como primeiro-ministro da Índia. As eleições de 2014 indicaram que o eleitorado indiano deseja mudanças, o que também reflete uma queda do Partido do Congresso e por outro lado, o crescente poder Partido do Povo Indiano...

    Download
  • BRICS Monitor, 07 de Agosto de 2014

    VI Cúpula dos BRICS

    Os líderes dos cinco países BRICS reuniram-se em Fortaleza, no Brasil, entre os dias 14 e 16 de julho, para a sexta cúpula do agrupamento. As expectativas da comunidade internacional eram grandes, refletindo os ambiciosos resultados que os membros esperavam do encontro que, de fato, representou um importante passo na construção de maior institucionalização do agrupamento...

    Download
  • BRICS Monitor, 29 de Julho de 2014

    The BRICS and Global Partnership for Effective Development Cooperation

    Policy Brief "The BRICS and the Global Partnership for Effective Development Cooperation (GPEDC)".

    Download
  • BRICS Monitor, 25 de Julho de 2014

    Fórum sobre o Novo Banco de Desenvolvimento

    A declaração da Cúpula de Fortaleza traz à tona uma série de questões importantes que serão enfatizadas em um fórum organizado pelo BRICS Policy Center com os pesquisadores-visitantes (fellows) dos países BRICS. Dentre elas, destacamos três: Qual é o significado (importância) do Banco dos BRICS para cada um dos países (Rússia, Índia, China e África do Sul)?; Qual é o significado do Banco dos BRICS para a Política internacional?; Como o Banco dos BRICS afeta o futuro do agrupamento? (disponível somente em inglês)

    Download
  • BRICS Monitor, 09 de Julho de 2014

    2014: ano de eleições em economias emergentes... foco no Brasil e na África do Sul

    A realização de eleições em diversas economias emergentes traz uma importância significativa para o ano de 2014. Índia, Brasil e África do Sul passam por eleições gerais no ano corrente mas, ao passo que uma mudança de liderança era esperada na Índia, as perspectivas para o Brasil e a África do Sul eram de continuidade política. Nesse sentido, esse monitor tem como objetivo discutir aspectos políticos, sociais e econômicos do Brasil e da África do Sul e como eles podem afetar as eleições em ambos os países.

    Download
1 2 3 4 5 6 7 >