Factsheet são informativos sobre temas e questões específicas. Com pouco ou nenhum texto, o objetivo dos factsheets é sistematizar a maior quantidade de dados possíveis sobre o tema em questão, de modo a oferecer insumo para discussões e análises mais detalhadas e aprofundadas, como as presentes em Policy Briefs e Working Papers. Seu público alvo são comunidade acadêmica e emais atores interessados em obter conhecimento e construit agendas referendadas sobre os BRICS. 



Ver mais filtros



  • Fact Sheets, 13 de Dezembro de 2017

    Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)

    Este fact sheet, produzido pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, trata do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), iniciativa criada em 2014 pelos cinco países BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do banco é mobilizar investimentos pra projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países BRICS e em outros países em desenvolvimento. Além disso, a iniciativa visa fomentar esforços de cooperação multilateral e regional entre instituições financeiras. O banco, cujas atividades tiveram início em 2016, é caracterizado pela agilidade nos empréstimos e menor burocracia, duas grandes vantagens em relação aos bancos multilaterais tradicionais. 

    Download
  • Fact Sheets, 22 de Novembro de 2017

    Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura - BAII

    Este fact sheet, elaborado pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, trata do mais novo banco multilateral de desenvolvimento, o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura. A iniciativa, liderada pela China, visa fomentar o desenvolvimento sustentável e promover a cooperação e parceria regionais ao lidar com os desafios de desenvolvimento comuns aos países asiáticos. O banco, cujas operações iniciaram oficialmente em janeiro de 2016, conta com mais de 50 países no quadro de membros. A criação do BAII foi considerada um dos episódios de 2015 de maior relevância para a governança econômica global.

    O fact sheet está disponível somente em inglês. 

    Download
  • Fact Sheets, 12 de Julho de 2017

    O Fórum de Cooperação China-África (FOCAC)

    Este fact sheet, produzido pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, discorre sobre a cooperação internacional realizada entre a China e certos países africanos como resultado do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC). A autora do fact sheet é Tara Mackinnon, estudante de mestrado na Syracuse University e foi estagiária voluntária no BRICS Policy Center durante o segundo semestre de 2016. Agradecimento especial ao grupo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. 

    Download
  • Fact Sheets, 12 de Maio de 2017

    O Fórum China-CELAC

    Este fact sheet, produzido pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, discorre sobre a crescente presença da China na América Latina e a cooperação entre a China e o novo fórum China-CELAC, como forma de fortalecer a Cooperação Sul-Sul. O autor do Fact Sheet, Frederik Skaanning Høyer, é estudante de graduação na Aalborg University (Dinamarca) e foi estagiário voluntário no BRICS Policy Center durante o segundo semestre de 2016. Agradecimento especial ao grupo de pesquisa de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional. O fact sheet está disponível somente em inglês. 

    Download
  • Fact Sheets, 20 de Novembro de 2015

    INDCs dos paises BRICS para COP21

    O BRICS Policy Center junto com o GIP - Gestao de Interesse Publico, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, Instituto de Relações Internacionais da PUC-RIO e a OXFAM Brasil elaborou infográfico para representar de forma mais clara e acessível as Contribuições Nacionalmente Determinadas (INDCs) de mitigação das mudanças climáticas até 2030 dos países dos BRICS.

    Download
  • Fact Sheets, 12 de Fevereiro de 2015

    Empresas Privadas Brasileiras e Chinesas na África Subsariana

    Este Fact Sheet descreve a expansão e diversificação do investimento privado do Brasil e da China na África subsariana, e como as empresas privadas dos dois países estão envolvidas em projetos de responsabilidade social corporativa. O documento usa Angola e Moçambique como estudos de caso. Estes devem servir para iluminar o potencial de investimento privado a contribuir para os objetivos de desenvolvimento e da Cooperação Sul-Sul.

    (Somente disponível em Inglês)

    Download
1 2 >