fellowship

PROF. MARIE-JOËLLE ZAHAR, DA UNIVERSIDADE DE MONTREAL, CONFIRMADA PARA PALESTRA DA CONFERÊNCIA ACADÊMICA SOBRE MEDIAÇÃO INTERNACIONAL

04/18/2017

Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) tem a honra de anunciar que a terceira edição da Conferência Acadêmica sobre Mediação Internacional contará com a participação da Prof. Marie-Joëlle Zahar, que apresentará a palestra “International Mediation for the 21st Century: Charting the way forward”. A palestra acontecerá no dia 17 de julho de 2017, às 17hs no BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro, Brasil.

A palestrante discutirá as possibilidades de repensar a mediação internacional para o século 21, face às profundas mudanças observadas no campo ao longo da última década. Essas mudanças incluem a reemergência de tensões, a complexidade crescente dos conflitos e dos interesses envolvidos, e a expansão do campo com a proliferações de mediadores estatais, não-estatais e organizações regionais/internacionais. Assim, as premissas ao centro do campo de pesquisa de mediação são crescentemente desafiadas.

Marie-Joëlle Zahar é professora de Ciência Política e Diretora da Rede de Pesquisa sobre Operações de Paz na Universidade de Montreal. Atualmente, é Senior Visiting Fellow no International Peace Institute (New York). De março de 2013 a agosto de 2015, serviu como Senior Expert para o Standby Team of Mediation Experts do Departamento de Assuntos Políticos da ONU. Sua pesquisa foca em transições da guerra para a paz com um interesse nas condições que sustentam uma paz durável. Ela estudou particularmente as dinâmicas de violência de atores não estatais armados e o uso (e abuso) da divisão de poder como solução institucional ao fim de guerras civis. Autora, co-autora ou editora de mais de 70 livros, artigos e capítulos acadêmicos, ela foi recentemente co-autora (com Rex Brynen, Pete W. Moore e Bassel F. Salloukh) de Beyond the Arab Spring: Authoritarianism and Democratization in the Arab World (Lynne Rienner 2012).

A palestra será aberta ao público em geral. Devido ao número limitado de assentos, pedimos, por favor, que confirmem presença pelo e-mail: gsum@bricspolicycenter.org 

O evento será conduzido em inglês e não haverá tradução simultânea.

Siga o GSUM no Facebook para saber mais sobre esta e outras atividades e eventos.