fellowship

Projeto GlobalGRACE aborda equidade de gênero e raça através da produção artística periférica do Rio de Janeiro

06/21/2018

O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI – PUC-Rio) participa, em parceira com Promundo, Goldsmiths University e Universidade de Londres, do inovador projeto de pesquisa GlobalGRACE – Gênero e Culturas Globais de Equidade.

O projeto se propõe a pesquisar a produção artística e cultural periférica enquanto um espaço de contestação das desigualdades, com foco nas de gênero e raça. No Brasil, a pesquisa deve ficar concentrada em masculinidades não violentas no contexto de violência urbana, em particular a música, dança e grafite no Conjunto de Favelas da Maré. O Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), sempre envolvido em estudos e intervenções que tratem de questões dos grupos sociais periféricos, também está no projeto.

 

O GlobalGRACE terá duração de quatro anos e em seu encerramento haverá uma grande intervenção pública artística, criada em conjunto com os artistas e ativistas que passarem pela pesquisa. Mais informações sobre o GlobalGRACE podem ser encontradas na página do facebook do BPC e Promundo-Brasil.

Foto: Douglas Lopes / Galpão Bela Maré