fellowship

"Global South Doctoral Workshop" reúne estudantes de doutorado do sul global no BRICS Policy Center

11/01/2017

Entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017, o BRICS Policy Center organizou, em parceria com o The Graduate Institute, Geneva, o "Global South Doctoral Workshop", que reuniu estudantes de doutorado de oito países do Sul Global: Brasil, Índia, África do Sul, Peru, Equador, Etiópia, Nigéria e Quênia. 

Durante uma semana, os doutorandos puderam apresentar e discutir sobre suas pesquisas com professores do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e do The Graduate Institute, Geneva, comentar sobre as pesquisas dos demais colegas, bem como receber sugestões e feedbacks, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de seu trabalho. 

Além do workshop doutoral, foram organizados dois eventos públicos: a palestra "Peaceful Societies - Sustainable Goals", proferida pelo Prof. Keith Krause do Graduate Institute e moderada pela Prof. Paula Drumond do IRI; e o lançamento da edição "Alternative Pathways to Sustainable Development: Lessons from Latin America" do Journal International Development Policy. 

Em "Peaceful Societies - Sustainable Goals", o Prof. Keith Krause refletiu sobre como os Estados e a comunidade internacional podem avançar rumo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) em suas agendas políticas. O Prof. Krause discutiu, ainda, sobre os maiores desafios à construção de "sociedades pacíficas", bem como sobre políticas e programas que já existem e deveriam ser desenvolvidos para que se alcance esse objetivo. A palestra focou, principalmente, em mapear o escopo, a escala e a distribuição global da violência, fator chave para atingir a primeira meta do ODS 16: "Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares". 

No dia 26, ocorreu o lançamento da edição especial do Journal International Development Policy: "Alternative Pathways to Sustainable Development: Lessons from Latin America". Com foco na região Andina, essa edição analisa inovações pragmáticas e trajetórias de desenvolvimento relacionadas à América Latina. O periódico aborda, ainda, as diferentes narrativas de desenvolvimento, experimentos políticos e os resultados do recente período de alta no preço das commodities, analisando qual o papel da China no continente e quais as implicações de seus investimentos na região. O lançamento reuniu especialistas da área que discutiram as diferentes estratégias de desenvolvimento na América Latina e as consequências da incidência da China nas trajetórias de desenvolvimento de países como o Chile, o Peru e o Brasil.

As transmissões das palestras públicas podem ser acessadas na página do Facebook do BPC 

O Journal pode ser acessado aqui.