temas de pesquisa

Desenvolvimento, Comércio, Finanças e Investimentos


  • A disputa sobre carne de frango envolvendo Brasil e África do Sul na OMC

    Este BRICS Monitor apresenta um breve histórico acerca da aplicação de medidas antidumping no comércio entre os BRICS, com o objetivo de mapear o recurso destes países a tais medidas. Em um segundo momento, é analisada a tensão comercial envolvendo Brasil e África do Sul em torno das exportações brasileiras de carne de frango, que culminou com o pedido de consulta formal entre os dois países junto à OMC. Uma leitura conjunta desses dois eixos sugere que os interesses comerciais dos países BRICS tensionam e, por vezes, destoam dos objetivos gerais de convergência de agenda ambicionados pelos países do agrupamento.

    Download
  • De Los Cabos a Nova Délhi: a agenda econômica e financeira do G-20 e dos BRICS

    No contexto das Cúpulas do G-20 de Los Cabos (México) e dos BRICS, realizada em Nova Délhi (Índia), este BRICS Monitor analisa as convergências e divergências entre as agendas econômica e financeira dos dois agrupamentos, tendo por ponto focal a proposta de criação do banco dos BRICS.

    Download
  • Para além da Conferência Ministerial: os desafios para a OMC na ordem global contemporânea

    Os resultados da 8ª Conferência Ministerial fornecem elementos para examinar um leque de questões com implicações para a discussão sobre a relevância e o papel do sistema multilateral de comércio. Este BRICS Monitor analisa as principais decisões adotadas durante a referida reunião, de modo a identificar pontos de tangência com a Rodada Doha (que já se estende por mais de dez anos), bem como alguns dos limites observados em cada uma dessas decisões. Além disso, serão apresentadas algumas considerações a respeito do quadro de paralisia das negociações comerciais em nível multilateral, com o objetivo de esboçar desafios de ordem mais geral que se colocam aos países membros da OMC, de interesse para os BRICS.

    Download
  • A jornada de adesão da Rússia à OMC - 18 anos de negociações

    A OMC é a instituição internacional mais importante para a regulação do comércio internacional, além de ser espaço para a solução de controvérsias e negociações em busca de maior liberalização comercial. Apesar de sua grande importância, a Federação Russa ainda não é membro desta organização, mas há 18 anos vem pleiteando sua entrada. A adesão da Rússia à OMC pode ter impacto significativo tanto para o país quanto para a organização, visto que o país apresenta crescentes taxas de crescimento, crescente aumento de trocas comerciais com outros países e por ser a única grande economia (PIB de US$ 2 trilhões) que ainda não participa da OMC.

    Download
  • Salvação do euro? Alcance e limites da coordenação dos BRICS

    O temor quanto ao possível agravamento da crise europeia e à extrapolação dos efeitos desta para outras partes do mundo serviu de estímulo para que a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial fosse especialmente dedicada ao tema. O encontro realizado em Washington (Estados Unidos), de 23 a 25 de setembro de 2011, convocou presidentes de Bancos Centrais e ministros de Finanças com o objetivo de discutir iniciativas e soluções para a crise europeia. Essa reunião adquiriu destaque na mídia, não somente devido à relevância de sua agenda para a economia mundial, mas também porque os países BRICS ocuparam posição privilegiada no encontro.

    Download
  • A Escalada Protecionista nos BRICS pós-crise internacional

    A crise financeira internacional motivou esforços de coordenação no âmbito das instituições multilaterais de comércio (OMC) e das que tratam dos temas de investimento e desenvolvimento (OCDE e UNCTAD), com vistas ao monitoramento de iniciativas de escalada protecionista que prejudicassem a recuperação da economia mundial. Nas cúpulas do G-20 realizadas em 2009 e 2010, o Grupo se comprometeu a abandonar a opção pelo protecionismo e alcançaram consenso quanto à elaboração de relatórios públicos sobre a adesão dos países envolvidos nesse compromisso. Este monitor se utiliza do quinto e sexto relatórios sobre investimentos e comércio e sobre as medidas em resposta a esse mandato.

    Download
  • A Escalada Protecionista nos BRICS no contexto pós Crise financeira Internacional

    A crise financeira internacional motivou esforços de coordenação no âmbito da Organização Multilateral de Comércio (OMC)...

    Download
  • A Revisão da Política comercial da Índia na OMC

    A Índia é um dos países que se mantém crescendo economicamente de forma mais elevada nos últimos 25 anos, com taxas de crescimento que variam entre 6 e 10%. O país deixou de ocupar uma das últimas posições no ranking de países em desenvolvimento na década de 1960 para constar, atualmente, como a 9ª maior economia em termos de Produto Interno Bruto (PIB) nominal...

    Download
  • O embargo da Rússia sobre a carne brasileira

    O processo de liberalização comercial alcançado por meio das rodadas de negociação multilateral implicou a gradual perda de relevância da proteção tarifária. Processos bilaterais de aprofundamento das relações comerciais têm enfrentado a substituição dos antigos instrumentos de proteção por políticas não tarifárias. Independentemente de qual seja a motivação dos diversos governos para a utilização dessa política, o fato é que os instrumentos de proteção não tarifários têm sido cada vez mais recorrentes nos últimos anos. Inclusive, a proteção não tarifária é mais sutil, de mais difícil percepção pelos demais parceiros comerciais e de mensuração mais complexa, tornando menos transparente a adoção de barreiras ao comércio...

    Download

sobre

O objetivo deste núcleo é acompanhar as políticas econômicas para o desenvolvimento e os resultados alcançados pelos BRICS, enfatizando suas vantagens comparativas e as perspectivas de evolução para os próximos anos.

Faça sua pesquisa

eventos recentes

  • 17 de abril, 2017 Saving Multilateralism: The future of Brazilian foreign policy in the age of Trump
  • 11 de abril, 2017 Colóquio "O Poder das Percepções e o Brasil no Cenário Internacional"
  • 12 de março de 2017 O CENTRE FOR HUMANITARIAN DIALOGUE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO ‘PEACEWRITER’ DO FÓRUM DE OSLO
todos os eventos