temas de pesquisa

Política Internacional e Agenda Multilateral


  • A Participação dos BRICS na COP17

    Esse monitor visa apresentar a participação desses países na COP17; para tanto, mostra-se útil traçar um breve histórico das discussões sobre mudança climática em instância global, partindo da ECO92, ocasião na qual foi formado o regime multilateral de combate à mudança climática, com a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

    Download
  • Posição dos BRICS diante da questão da Palestina

    O texto aborda a posição favorável ao reconhecimento do Estado da Palestina, tanto na ONU quanto na UNESCO, por parte dos países BRICS e as implicações políticas dessa postura para o próprio bloco. Além disso, o texto remonta a um breve histórico das relações entre o grupo e a Palestina, a fim de enfatizar que o apoio dos BRICS já era percebido em reuniões passadas da ONU.

    Download
  • A Inclusão da África do Sul nos BRICS: Uma Perspectiva Política

    O BRICS Monitor aborda a entrada da África do Sul nos BRICs a partir de uma abordagem política, destoando do pensamento econômico do criador do acrônimo, Jim O’Neill. Nesse sentido, a fim de explicar a entrada sul-africana, o texto aborda o processo de institucionalização e o crescimento da relevância de temas políticos adotados pelo grupo, exemplificados na Declaração de Sanya, no posicionamento dos países BRICS no CSNU, na relação de IBAS com BRICS, entre outros. Mediante isso, conclui-se que o componente estratégico apresentado pelo país africano coadunou-se com os objetivos políticos do grupo.

    Download
  • Os BRICS na Votacão do Projeto Europeu de Resolução do CS sobre a Síria

    No dia 04 de outubro de 2011, o Conselho de Segurança (CS) se reuniu para votar um projeto de resolução apresentado por França, Alemanha, Portugal e Reino Unido contra o governo sírio, acusado de promover, nos últimos meses, repressão sistemática e violenta a protestos por abertura política no país. Na votação, contudo, o Conselho não conseguiu aprovar o projeto desses países europeus, uma vez que Rússia e China votaram negativamente à proposta, exercendo, assim, o seu poder de veto enquanto membros permanentes. Além disso, os demais países BRICS, Brasil, Índia e África do Sul, que atualmente participam do CS como membros não-permanentes, se abstiveram na mesma votação...

    Download
  • Os BRICS na 66ª Reunião da AGNU

    Ocorreu entre os dias 21 e 27 de setembro a 66ª Reunião Anual da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Os representantes dos países BRICS abordaram em seus discursos alguns temas em comum a partir de perspectivas semelhantes. Quais sejam: crise financeira mundial, reforma do Conselho de Segurança, resolução pacífica de conflitos, possível criação do Estado da Palestina e sua adesão à ONU e não intervenção na Líbia. Além disso, houve  paralelamente à Reunião um encontro dos BRICS no dia 22 de setembro e outro do IBAS, grupo formado por Índia, Brasil e África do Sul.

    Download

sobre

Este núcleo tem por objetivo acompanhar a atuação dos BRICS no cenário internacional, em suas diversas arenas. Pretende-se monitorar os encontros de cúpula e de outras instâncias governamentais dos BRICS, assim como divulgar os tratados e acordos bilaterais e multilaterais entre os cinco países. Os pesquisadores do núcleo também estão encarregados de monitorar a participação individual e conjunta dos países que compõem os BRICS nas diferentes instituições internacionais.

Faça sua pesquisa

eventos recentes

todos os eventos