eventos

Os BRICS e a Reforma da Governança Econômica Global

16 a 20 de maio de 2011

O I Seminário Internacional dos BRICS Policy Center terá como tema “Os BRICS e a Reforma da Governança Econômica Global” e inaugurará as atividades dos BRICS Policy Center, uma parceria firmada entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e a Prefeitura da Cidade. Acadêmicos e autoridades brasileiras e estrangeiras se reunirão entre os dias 16 e 20 de maio, para discutir a redefinição de papéis dos países emergentes após a crise econômica global de 2008.

Convidados de renome internacional já estão confirmados: o economista indiano Vinod Thomas (Diretor do Órgão de Avaliação Independente do Banco Mundial, IEG; entre os anos 2001-2005 foi Diretor do Banco Mundial para o Brasil); o chinês Wu Baiyi (Professor do Instituto de Estudos Latino-Americano da Academia de Ciências Sociais da China); o sul-africano Stephen Gelb (Professor de Desenvolvimento Econômico da Universidade de Johannesburg); o economista brasileiro Paulo Nogueira Batista Jr. (Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional); e o cientista político russo Andrei Melville (Higher School of Economics in Moscow).

Em um esforço de repensar o multilateralismo no atual contexto internacional, este encontro interdisciplinar marca o pontapé inicial de uma colaboração conjunta entre estudiosos de interesses e procedências distintas. O evento dos BRICS Policy Center é a primeira iniciativa no sentido de promover o debate sobre as estratégias das economias emergentes na nova ordem global. A realização do Seminário reafirma a posição do Rio de Janeiro como uma cidade global, bem como um dos pólos dos países BRICS.

O Seminário abordará várias dimensões da atuação de um grupo de países tão diverso – que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Parte dos painéis do evento analisará os BRICS em seu conjunto e parte dará destaque ao papel do Brasil nos BRICS. O Seminário também repercutirá os resultados da Cúpula de Chefes de Estado dos BRICS, a realizar-se na China nos dias 14 e 15 abril.

O Seminário ocorrerá no auditório da Pastoral no campus da PUC-Rio, Gávea dos dias 16 a 20 de maio com início das atividades previsto para as 10h, diariamente. A entrada é franca e será permitida até a lotação máxima do auditório, com capacidade para quatrocentas pessoas. Para mais informações, a imprensa deverá procurar o próprio BRICS Policy Center.

Informações:

Centro de Pesquisas e Estudos dos países BRICS/BRICS Policy Center
Rua Dona Mariana, 63
Botafogo - Rio de Janeiro – RJ

Site do Evento: www.seminarbpc.org
Email: bric@puc-rio.br
Telefone: 021 2535 0447